Sob as estrelas, de bicicleta /5

5

Arrumamos as bicicletas no ventre do navio, encostadas a uma das paredes, do lado quem entra. Mal acabamos e logo começam a entrar os automóveis. Fico um momento a ajudar uma das senhoras que tem dificuldade em arrumar a bicicleta. Depois esgueiro-me por uma entrada que dá acesso às escadas. Subo até ao segundo andar.

Avisto o Paul, que se aproxima.

– E se fossemos lá para fora? – pergunta com o café na mão esquerda e a mochila na outra.
– Óptima ideia!

Está uma brisa fresca. O azul é o de um tom de Agosto, extemporâneo. A claridade parece mediterrânica. Sentamo-nos numa caixa de metal a conversar.

Debruçado sobre a amurada um cavalheiro já a rondar a idade anciã. É magro, alto, cabelo de nuvens a embranquecer, barba de um dia, bigode farto, boné castanho-claro. Parece embevecido com a paisagem. Vira-se de repente e então vejo no seu rosto a tranquilidade de quem está num verdadeiro estado de extasia. Leva a mão ao bolso do casaco de ganga e tira uma máquina fotográfica descartável. Quer levar consigo os contornos e as cores daqueles momentos. Fecha o olho esquerdo, encosta a testa à caixinha de plástico, e põe-se a registar imagens. Um pobre homem, silencioso como a água do Pacífico.

As senhoras aparecem de repente. Sentam-se ao nosso lado. Apresentam-se: Linda e Winnie. São americanas. Vieram de carro e deixaram-no no parque de estacionamento.

A Winnie é de ascendência açoriana. Falo-lhe na minha “costela” micaelense e ela pede-me que lhe conte coisas dos Açores. Não conhece. Aliás, nunca foi a Portugal, ao contrário da Linda que já andou por lá de bicicleta.

Conversamos os quatro. O sol é abrasador, a paisagem transcendente. As bicicletas unem-nos, pequenas histórias, o entusiasmo pela vida simples rente às sementes do silêncio.

(continua)

homem_no_brco

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s