Sob as estrelas, de bicicleta /7

7

– Encontramo-nos em Ganges. No primeiro bar em que entrares, vês-me lá – diz-me o Paul, lançando a mochila às costas.

Saímos todos em fila. Subida acentuada mas sofrível. Vou mudando as velocidades até ficar na menos esforçada. O Paul à frente, seguro no pedalar; depois a Linda e eu; a Winnie na cauda. Alguns quilómetros depois o Paul desaparece da nossa vista. Sem peso, voou como um pássaro.

Não lhe disse nada, mas a ideia do bar não me atrai. Isso implica gente, ruído, álcool. Eu venho da cidade e nunca, mas nunca, vou a bares. Prefiro uma bebida em casa e no esplendor da tarde. Ou um sumo de manga, ouvindo os pássaros no meu balcão enquanto leio. Os bares são lugares premeditados; a solidão disfarçada toma uma forma sepulcral nos gestos esvaídos, e as conversas elevam-se a berros. O interlocutor passa a ser uma espécie de caixa de ressonância onde o som da nossa voz se fragmenta em mil cacos de futilidades.

As senhoras vão ficar num centro de yoga. Eu vou para um parque de campismo. Trago a direcção no bolso mas não sei como lá chegar. Sei que fica a pouca distância de Ganges. Segundo o senhor com quem falei, o parque é bonito, sob árvores. No Outono deixam cair folhas com a transparência de um oiro fosforescente. Essa imagem agrada-me. O Outono é uma estação lindíssima, segura como um amor tranquilo. Então é que me lembro que ainda estamos no Verão, embora já no fim. Procurarei outras transfigurações.

Na rua principal avistamos um centro de turismo. A Linda e eu entramos.

A senhora oferece-me um mapa da ilha e aponta com uma esferográfica a direcção que procuro. São quase duas horas da tarde. O sol parece estar a pino. Volto a pôr os óculos de sol e saio.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s