Onésimo T. Almeida

Declarado o ano de Charles Darwin, 2009 trouxe-nos novas oportunidades para nos reaproximarmos dos seus conceitos e ponderarmos um pouco mais sobre a Teoria da Evolução, ou seja, a hereditariedade e a mutação das espécies.

Nesse contexto (e não só), apareceu em Portugal um novo livro de Onésimo Teotónio Almeida, De Marx a Darwin – A Desconfiança das Ideologias, com a chancela da Gradiva.

Há muitos anos Professor de Filosofia na Universidade de Brown, nos Estados Unidos, OTA tem vários livros publicados em diversas áreas literárias, desde o ensaio, ficção (teatro e contos) à crónica, sendo, neste género, colaborador, por exemplo, da revista LER e JL (Jornal de Letras) bem como de outras publicações. Além disso é presença frequente em colóquios de vária índole, nos Estados Unidos, Europa e Brasil. Um nome, enfim, que não requer apresentação.

Desde a mundividência marxista ao determinismo biológico, OTA debruça-se, numa escrita elegante e sem desnecessários hermetismos linguísticos, sobre a nossa condição humana, reflectindo sobre a sociobiologia, a psicologia evolutiva e o paradigma darwinista. O capítulo, por exemplo, intitulado «Do (re)conhecimento da ignorância como saudável atitude fundacional» revela uma sagacidade e humildade raras. Cito esta passagem lapidar: «Confrontado há tempos com a proposta de intervenção num colóquio sobre a questão da «unicidade do conhecimento», chamei a atenção para o facto de uma das grandes marcas do conhecimento nos nossos dias ser a consciência da nossa ignorância.»

Para aqueles que se interessam por estas questões, recomendo vivamente este livro. Para mais informações p.f. clique aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s