Portugal

Não é uma questão de finanças mas a imposição cega de um sistema económico que usurpa a um povo o direito à dignidade e ao bem-estar. Subitamente, como se não houvesse amanhã, empobrece-o, a cobro de juros elevadíssimos num calendário apertado e numa urgência incompreensível. Quem entretanto enriquecerá com o empobrecimento deste povo? Que ajuda é esta, tão capitosa e fria e cuja dinâmica visa, à primeira vista, apenas depauperar os bolsos de quem trabalha? Cria-se uma economia à base de incentivos e ideias, a começar pelo Ensino. Diminuir salários é uma estratégia ou um roubo?  Depois da queda do muro de Berlim engendrou-se isto, este abismo colossal em que os fortes continuam a demarcar-se das suas responsabilidades e a assumir a posição de protectores de um sistema económico cada vez mais obsoleto e desigual. Assustam-me estes tempos. Assusta-me este servilismo ao capital e a nossa impotência perante os senhores do mundo. Não somos livres, é certo. Só na Arte e no Espírito.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Portugal

  1. “Assustam-me estes tempos. Assusta-me este servilismo ao capital e a nossa impotência perante os senhores do mundo. Não somos livres, é certo. Só na Arte e no Espírito.”
    Penso que estaremos todos ou quase todos assustados. Roubaram-nos o sonho. Sem o sonho um Povo não é livre. Não sei se não caminharemos para tempos em que até a Arte e o Espírito serão espartilhados. Mas…em tempo de espartilhos a arte floresce por entre os arames farpados como papoilas nos trigais da esperança.

    Bom dia, Eduardo!

  2. Completamente de acordo com o que dizem. Tempos negros estes! E negra está a alma do Homem quando se acha que tudo isto é normal e necessário.
    A Arte e o Espírito, talvez… “Por cada flor estrangulada, há milhões de sementes a florir.” Oxalá!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s