Estrada

varandaViajo de autocarro enquanto a tarde, sob uma luz doirada e fulminante, vai, lentamente, perdendo o seu fulgor na paisagem. Ficam para trás casas tristes no lado esquerdo da estrada, e de cunho austero, cuja antiguidade lhes dá um ar solene e tranquilo; do lado direito, um horizonte de terra seca. Nuvens escuras ameaçam a claridade que resta do azul. Parecem correr em direcção a uma árvore solitária.

Oiço o autocarro rolar na estrada. Uma águia de sombras pontifica nas alturas. Vou para o Norte. O sol que trago do Sul vai-se apagando entre as vírgulas do caderno onde escrevo. Aos poucos a noite veste-se de nudez. Por fim, morrem as palavras, mudas de tanta escuridão. Fica o silêncio, o seu rosto sem forma caído entre as minhas mãos.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Estrada

  1. Já não consigo saber nem o nome nem a minha a password para entrar e poder deixar um comentário… Abraço No dia 17/06/2016, às 19:35, Palavras no branco escreveu:

    > >

  2. Meu amigo, cada homem é um barco entre as vagas de uma paisagem lunar. A lua tem todas as paisagens que quisermos inventar. Foi assim desde sempre, desde que os homens começaram a pintar nas paredes das cavernas.
    Essa águia de sombras que te seguia na viagem soltou-se da prisão rupestre onde estava há séculos. Descobriste-a sobre o teu caminho, de garras a riscar a chapa dura do autocarro, enquanto pela janela vias a fugir de ti o sul, outra vez o sul.
    Em todas as terras o sul é nosso, meu e teu, e é ele que nos guarda o sol, mesmo quando se vai apagando “entre as vírgulas do caderno” em que nos reinventamos todos os dias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s